Influenciadores digitais estão aí há algum tempo, mas ganharam ainda mais responsabilidade no momento atual que vivemos. Influencia é responsabilidade.

Não é de hoje que vemos muitas e muitos influenciadores digitais internet a fora, não é mesmo?

O que começou lá atrás nos blogs e Twitter, ganhou densidade com o YouTube e se espalhou ainda mais em termos de influencia através do Instagram.

E há também uma crescente na busca dessa “profissão” de influência digital – explicando as aspas, não quero entrar nos méritos, mas profissão pode ser criar conteúdo (produtores de vídeos, roteirista e autores de esquetes, fotografar, ilustrar, etc, etc…), agora, “youtuber” ou “influenciador”… veja bem…

E, com essa crescente toda, muita gente quer colher os louros sem abraçar as responsabilidades. E que responsabilidades.

Influência é a grande definidora de liderança. Uma baita responsabilidade.

Quando falamos em liderança, falamos de papéis e pessoas que exercem influência, tem grande visibilidade, são ouvidas, consideradas.

O que acontece, claramente, com “influências digitais”, as quais nem sempre entendem que seja lá o que ela diga, faça ou demonstre estará influenciando diretamente comportamentos, pensamentos de quem as ouve, assiste ou lê.

Não é mais uma questão de autogestão, deixando a responsabilidade só no colo do outro.

Claro, cada um é o dono de seus próprios atos, o que segue valendo para quem exerce a influência, não só para quem é influenciado.

A responsabilidade de quem consome conteúdos, vê notícias e segue pessoas é de filtrar, questionar e analisar informações, claro. Mas a responsabilidade de quem gera influência passa a ser ainda maior, devida a sua atenção, alcance, consideração.


Sobre esse assunto todo eu convidei o meu amigo Guto Jr, um apaixonado pelos assuntos de liderança, que estuda muito, muito mesmo sobre tudo isso e topou trazer um pouco da sua visão sobre a responsabilidade que a influência traz consigo nesse episódio do Blumerangue que você pode conferir em audio e vídeo aqui abaixo:

Veja no YouTube aqui:

Ouça em Podcast aqui: