Quem questiona seus males detona: como o pensamento crítico eleva nossa Criatividade

Se você já se pegou questionando (não “duvidando”, questionando!) suas próprias ideias antes de colocá-las no mundo, parabéns, já está fazendo muito mais que a grande maioria: está usando seu pensamento crítico. 

O mundo anda acelerado, a gente sabe. Somos sapecados por informações, opiniões e tendências. O pensamento crítico é o que nos permite filtrar todo o ruído, encontrar os insights reais e tomar decisões mais conscientes. 

Mais do que isso, o pensamento crítico é a parceria essencial da criatividade.

Afinal, a inovação começa com o questionamento: “Por que isso é feito dessa forma?”, “O que aconteceria se eu testasse um caminho diferente?”.

A criatividade não é apenas sobre ter ideias que ninguém teve… É sobre conectar pontos que só você enxergou e, então, transformar essas conexões em algo novo e relevante. E aí que entra o pensamento crítico: ele nos empurra para sair do modo automático de aceitar a tudo e nos questiona “se” e “como” aquilo que estamos criando faz sentido, se é relevante e se pode ser aprimorado.

Pensamento crítico é uma excelente dupla para a criatividade, mas é também uma característica forte de pessoas de bem, que vivem uma vida boa, grata, leve, honrosa. Uma vida autêntica. 

É a cara de quem não cai no papinho de ninguém, que não gasta dinheiro atoa, que não quer impressionar, que não vai “na onda”, nem se torna um “vai-com-as-outras”.

— Quer se aprofundar nesse tema? Leia a edição completa da Newsletter Blumerangue aqui.